idadeparaaprenderingles

COM QUAL IDADE COLOCO MEU FILHO NO INGLÊS?

19/03/2019| Lorena

Bom, hoje eu vim até aqui contar um pouquinho pra vocês sobre qual a melhor idade para seu filho ingressar no inglês. Sei que esse é um assunto muito comum entre os pais e que gera muitas dúvidas. Afinal, com qual idade coloco meu filho no inglês?

Na verdade, não existe uma idade exata e mais eficaz, mas uma coisa é certa: sabemos que o desenvolvimento do cérebro é contínuo. Ou seja, quanto mais cedo a criança for estimulada, melhor!

Pensando no desenvolvimento infantil, a capacidade que o cérebro tem de formar novos caminhos e se adaptar a novas situações é muito maior quando a criança ainda é bem pequena.

Por isso, é importante que essa criança tenha estímulos desde cedo. E nada melhor que aprender um novo idioma, não é mesmo?

Agora que já sabemos que quanto mais cedo colocar o seu filho no inglês, melhor, vamos entender as vantagens por trás desse aprendizado.

As vantagens de aprender inglês enquanto criança

Aprender inglês enquanto criança traz benefícios que vão além de questões futuras, como questões profissionais e acadêmicas. Muito mais do que isso, é estar inserido em uma nova cultura e poder desfrutar de um mundo de possibilidades. Listei alguns dos benefícios de aprender o inglês ainda criança:

  • O aprendizado do segundo idioma acontece de forma natural;
  • Maior capacidade cerebral para aprender o inglês;
  • Fortalecimento e desenvolvimento do cérebro;
  • Neuroplasticidade cerebral;
  • A pronúncia se torna mais fácil, pelo fato da criança não possuir vícios de linguagem;
  • Audição aguçada.

É exatamente por esses fatores que o CCAA Divinópolis oferece turmas para crianças a partir dos 3 anos de idade, conhecidas como Baby Classes. Esse curso é destinado às crianças que estão na Educação Infantil, e é composto por três níveis, iniciando no maternal III com término no 2° período.

Baby Class

Depois de entendermos que as crianças precisam de estímulos desde muito pequenas, fica muito mais fácil produzir trabalhos que contribuam para o desenvolvimento infantil.

A primeira infância é o pilar para um bom desenvolvimento cognitivo, motor e social. Esta fase é cheia de descobertas e aprender um idioma é uma delas.

Pensando nisso, temos como foco principal nas turmas do Baby Class aulas interativas, lúdicas e repletas de brincadeiras, capazes de despertar na criança o interesse e aprendizado pelo idioma.

As aulas do Baby Class têm como objetivo principal o desenvolvimento da oralidade, e nelas a criança vai aprender o idioma da forma natural, assim como ela aprendeu o português.

Dessa forma, as crianças aprendem a pronunciar os sons e fonemas da língua inglesa com muita facilidade, eliminando assim o famoso “sotaque”. Dessa forma, seus filhos falarão inglês tão bem quanto os próprios nativos da língua!

Como professora de inglês desses pequenos, posso afirmar que o aprendizado acontece brincando. Os recursos utilizados são: histórias, músicas, brincadeiras e atividades do livro.

Todas as atividades auxiliam no desenvolvimento da língua inglesa e contam com exercícios de coordenação motora, atenção, agilidade e percepção. Esses recursos criam um ambiente seguro e harmônico para as crianças.

Outro fator importante é a interação entre o aluno e o professor. Os alunos ficam mais motivados quando o professor consegue dar significado para aquilo que ele está ensinando para o aluno.

O CCAA Divinópolis tem o curso ideal para seu filho iniciar o inglês ainda na Educação Infantil. Agora, se seu filho já estiver no Ensino Fundamental, ele irá ingressar no Kids’ Course.

Kids’ Course

Sabendo que cada criança é única com suas particularidades e limitações, o Kids’ Course investe no aprendizado individual e personalizado, tendo em vista que são apresentadas às crianças situações cotidianas capazes de provocar em cada um o entendimento do contexto e do novo idioma.

Com isso, o aprendizado se torna gradual e intuitivo: ouvindo, entendendo e falando, depois, lendo e então escrevendo.

A metodologia CCAA convida o aluno a pensar apenas em inglês.  O material didático respeita o nível de cada um, e as lições são gravadas por nativos da língua inglesa. Além da história desenvolvida em cada lição, o professor utiliza músicas, vídeos, jogos e brincadeiras como recursos extras.

Entender a função do brincar para que esse processo de aprendizagem ocorra é imprescindível, pois as brincadeiras e o lúdico permitem que as crianças construam o conhecimento de forma natural.

Levando em consideração o desenvolvimento da criança, o curso é dividido em 8 níveis, nos quais os alunos ingressam com 6 anos de idade no Kids 1 e concluem com aproximadamente 9 anos no Kids 8.

Sendo assim, o curso é formatado e pensado para eles, já que terão contato mais aprofundado com a língua inglesa. No decorrer do processo, frases curtas e objetivas vão sendo apresentadas, e posteriormente se tornarão pequenos textos. Tudo isso, claro, respeitando o tempo e desenvolvimento dos pequenos.

Por fim, a metodologia deve ser aquela que envolve o aluno. A criança entende muito pela relação com outro, absorvendo assim o contexto, então quanto mais exposta a criança estiver ao idioma, melhor.

Ainda tem dúvida? Que tal trazer o seu filho para uma aula demonstrativa? É tão natural que quando você vê, seu filho “is speaking”!

Saiba mais e acesse nossas redes sociais Instagram e Facebook.

Professora de inglês para crianças
Subcoordenadora de ensino do CCAA Divinópolis
Estudante de pedagogia

Artigos relacionados

International Food CCAA 2019
12/06/2019| CCAA Divinópolis

Comentários