Como aprender inglês com música

COMO APRENDER INGLÊS COM MÚSICA

28/02/2019| Bruno

Aprender inglês com música, além de ser divertido, facilita a memorização e pronúncia de vocabulário e expressões. Nosso relacionamento com elas é poderoso, profundo e extremamente gratificante. É uma ferramenta que influencia nosso humor, libera nossas emoções, aumenta nosso bem-estar mental e até mesmo físico. Quando algo mexe com nossas emoções, fica bem mais fácil se lembrar e mais prazeroso de se aprender!

Porém, para esse hábito se tornar uma forma de aprendizado não basta sair simplesmente escutando músicas por aí. Devem ser seguidos alguns critérios e práticas. Para começar é melhor escolher alguma canção em que a letra seja bem pronunciada. Várias músicas podem ser cantadas de maneira muito rápida e conter um Inglês mais informal, com muitas gírias.

Uma boa sugestão é começar com alguma música pop, de preferência mais lenta e ir aumentando o grau de dificuldade aos poucos. Clássicos como The Beatles são sempre uma boa pedida. Confira alguns passos para dominar o inglês através da música:

1. Ouça para aprender inglês com música

Música escolhida, vamos à prática. Quando aprendemos nosso idioma nativo, primeiramente somos expostos a sua audição. É assim que funciona a metodologia do CCAA. Com a música também funciona assim. O primeiro passo é ouvir e ouvir. Nenhum bebê já sai falando primeiro ou aprendendo o português num quadro com tabelas de conjugação, não é mesmo?

2. Entenda o vocabulário

Para você aprender sozinho, uma boa maneira é não pegar a letra e simplesmente traduzi-la. Procure a letra em inglês, marque as palavras novas e busque no dicionário. Assim você terá uma maior retenção de conteúdo. Se optar por ir direto à tradução, você também pode ter bons resultados seguindo nossos próximos passos.

O ideal seria o auxílio de um bom professor, que ao invés de simplesmente mostrar a tradução da música, vai contextualizá-la, ensinando o inglês com o uso do próprio inglês. Aqui no CCAA, a gente apresenta as palavras novas sem traduzi-las. Podemos fazer uso de imagens, mímicas, desenhos, enfim: tudo o que for necessário para não haver o uso do português.

3. Memorize

Vocabulário da música compreendido, agora é ouvir a música seguindo a letra várias vezes. Pare a música sempre que se esquecer do significado de uma palavra e recorde-o. Ouça repetidamente com o auxílio da letra até entendê-la completamente.

Já estamos quase lá. Agora é hora de simplesmente ouvir a música sem acompanhar a letra. Ouça e tente compreender todas as frases sem recorrer à tradução. Caso necessário volte uma etapa. Esse é nosso terceiro passo.

4. Solte a voz e observe a pronúncia

Cante junto! Cante ouvindo a você mesmo e entendendo o que está cantando. Tente imitar ao máximo o vocalista da banda. Você também pode gravar sua própria voz e comparar com a original. Não se preocupe se está afinado ou não, a intenção é que você repare como está sua pronúncia.

Estudos comprovam que retemos muito mais conteúdo quando aprendemos inglês de maneira divertida e natural. Cante e divirta-se aprendendo e aprimorando seu inglês! Afinal, “quem canta seus males espanta” e, de quebra, ainda aprende outro idioma!

Sugestões de 5 músicas para começar:

Blackbird – The Beatles



Imagine – John Lennon


With or without you – U2


The Scientist – Coldplay


Perfect – Ed Sheeran

Se você gostou desse conteúdo deixe seu comentário aqui embaixo e compartilhe com seus amigos. Aproveite e acompanhe o CCAA Divinópolis no Instagram e Facebook.

 

Professor de Inglês e Espanhol, trabalha no CCAA há 11 anos. Formado em Jornalismo e Letras/Espanhol, com Curso de Extensão no International Bureau of Language de Buenos Aires, Pós Graduado em Marketing Estratégico, atualmente é graduando em Letras/Inglês. Também é músico, fazendo grande uso de canções para ensinar idiomas, além ser guitarrista da banda Tekillas há 14 anos.

Artigos relacionados

VOLTA ÀS AULAS SEGUNDO SEMESTRE DE 2019
06/08/2019| CCAA Divinópolis
International Food CCAA 2019
12/06/2019| CCAA Divinópolis

Comentários