como escolher um curso de ingles

COMO ESCOLHER O MELHOR CURSO DE INGLÊS?

06/06/2019| Luna

Que a Língua Inglesa está muito presente no dia a dia de nós brasileiros, já sabemos. Seja através de músicas, filmes, séries, reuniões empresariais ou até mesmo como disciplina escolar, o Inglês, inegavelmente, está entre nós.

Sabendo disso, melhor mesmo é dominar o idioma para entender e se fazer entendido sempre que necessário. Aqui vamos te dar algumas dicas e orientações valiosas sobre como escolher o melhor curso de Inglês para você ou para seu filho.

Como estudante de Letras na UEMG, já tive a oportunidade de passar pela experiência do estágio e acompanhar algumas turmas do ensino fundamental e médio de escolas estaduais de Divinópolis.

A princípio foi nítido perceber que, em algumas turmas, a maioria dos alunos não tinha interesse real no conteúdo da aula; eles eram motivados a participar apenas pelos pontos dados em cada atividade. Além disso, as turmas são muito cheias, o que dificulta o processo de ensino e aprendizagem de uma segunda língua. Em escolas regulares os alunos não têm a oportunidade de trabalhar a oralidade e, na maior parte do tempo, é a gramática das atividades do livro didático que toma conta das aulas.

Considerando esses aspectos, nossa dica pra você que quer de fato aprender Inglês ou ver seu filho se comunicando com fluidez e leveza é que você invista em ensino especializado e que possa contar com uma escola de idiomas para que vocês consigam alcançar todos os seus objetivos.

CADA PESSOA APRENDE DE UMA MANEIRA

            Cada um de nós é um ser único, e ao aprendermos algo, não é diferente. Algumas pessoas são “visuais” e têm mais facilidade de aprender quando imagens são apresentadas. Para algumas já é mais fácil aprender através de sons e apenas com a fala do professor já conseguem fixar muita coisa. Para essas pessoas “auditivas”, a música pode ser uma ferramenta fantástica, mas é importante que ao redor não tenha ruído para distraí-las, hein?! Outras pessoas são “sinestésicas” e aprendem muito através do tato. Encostar nos objetos, montar e desmontar coisas e se movimentar é sempre proveitoso para elas. É claro que todos nós temos um pouquinho de cada um desses modos de aprender, mas um sempre prevalece.

Aqui no CCAA Divinópolis, buscamos sempre intercalar os tipos visual, auditivo e sinestésico tanto na sala de aula, quanto nas atividades do Kids Club, que acontecem nos horários livres da criança na escola.

METODOLOGIA CCAA

Na metodologia utilizada com crianças já alfabetizadas, os professores primeiramente apresentam aos alunos o vocabulário que será trabalhado na lição por meio de imagens e seus respectivos áudios gravados por nativos. Logo após, o professor apresenta a “historinha” da lição, que na maioria das vezes conta com um diálogo entre três ou quatro pessoas em situações reais do dia a dia. Esse passo da metodologia ajuda a contextualizar aquelas palavrinhas já apresentadas previamente.

Feito isso, os alunos serão levados a entender cada frase da situação apresentada. Usando sempre a Língua Inglesa, o professor conta com o auxílio de imagens e até mímicas para evitar interferência negativa da língua materna e para que os alunos não dependam dela para o entendimento do segundo idioma.

Por meio da repetição das frases, como todos nós fizemos ao aprender o Português quando crianças, os alunos gradualmente internalizam os diálogos, aprendem de forma natural e nunca mais esquecem.

Para praticar a leitura, os alunos ouvem o texto da “historinha” novamente, mas pela primeira vez lendo as palavras para associar o áudio à forma escrita. Nessa atividade os alunos exercitam pronúncia, entonação e fluência na leitura.

Em todas as lições os alunos também têm acesso às palavras extras que são apresentadas da mesma forma que acontece na apresentação do vocabulário. Posteriormente os alunos terão contato com essas palavras ao resolver os exercícios.

As atividades do livro são feitas ao final de cada lição, e é quando os alunos vão desenvolver a habilidade escrita, praticando tudo o que já aprenderam oralmente. Com muitas imagens e cores, os alunos são motivados a praticar a forma escrita da língua com o auxílio do professor.

Para finalizar, os alunos fazem uma atividade com o objetivo de desenvolver a capacidade auditiva. Através do áudio em atividades de múltipla escolha, os alunos marcam a resposta que acreditam ser a correta. Em outras atividades, os alunos são apresentados a um diálogo, onde algumas palavrinhas estão faltando. O áudio desse diálogo toca duas vezes. Da primeira vez o aluno é orientado a apenas ouvir para se familiarizar com o texto, e da segunda deve completar o diálogo. O objetivo aqui é fazer com que os alunos pratiquem o reconhecimento auditivo e a escrita das palavras aprendidas na lição.

A metodologia conta também com a seção “Having Fun”. Nela, os alunos têm contato com cartoons, que mostram um pouquinho da cultura americana, músicas ou jogos. Nessa seção os alunos são motivados a interagir com os colegas, se movimentar pela sala de aula e cantar juntos com o objetivo de praticar de uma forma prazerosa tudo o que aprenderam. Aqui os alunos sinestésicos terão oportunidade de praticar do jeitinho que é mais fácil para eles.

RECONHECENDO SEUS OBJETIVOS E SEU JEITO DE APRENDER

Até aqui vimos que, infelizmente, o Inglês ensinado em escolas regulares pode não suprir todas nossas necessidades e objetivos e, por isso, talvez a melhor ideia seja mesmo investir em um curso de Inglês.

Vimos também que cada um tem o seu jeitinho de aprender com mais facilidade, e que no CCAA as diferenças são respeitadas. Se você já tiver identificado o seu ou o do seu filho, ótimo! Assim você poderá avaliar a metodologia da escola de acordo com a necessidade da pessoa que busca aprender o idioma.

Outra dica muito valiosa é saber o porquê de estudar Inglês. Assim você vai selecionar com mais facilidade se são as aulas em grupo ou as aulas vip a melhor opção para você. Você encontra mais um pouquinho sobre esse tema aqui.

CONVERSE COM ALUNOS E EX-ALUNOS

            Outra dica de ouro é conversar com alunos e ex-alunos do CCAA Divinópolis para saber como foi para eles a experiência de estudar com a gente. É claro que a experiência é diferente para cada pessoa, mas acreditamos que trocar experiências e ideias com quem já estudou na metodologia CCAA pode ser positivo e super válido.

CONHEÇA A ESCOLA

            Ir conhecer a escola de perto também pode te ajudar a se decidir. Além de pesquisar sobre a metodologia, marque uma visita para conhecer as salas de aula, a área de lazer e todos os outros espaços que serão frequentados por seu filho, além de conhecer o material utilizado por ele.

Seu filho também pode fazer uma aula experimental para sentir a “vibe” do curso e ver se ele se identifica ou não com as propostas da metodologia.

Venha nos conhecer! Estamos disponíveis para te apresentar a escola e tirar possíveis dúvidas. Esperamos que as dicas tenham te ajudado a escolher qual o melhor curso para o que você busca. Estamos à disposição sempre!

 

Professora de Inglês e ex-aluna do CCAA apaixonada pela metodologia e também graduanda em Letras pela UEMG Divinópolis.

 

Artigos relacionados

International Food CCAA 2019
12/06/2019| CCAA Divinópolis

Comentários