COMO SE PREPARAR PARA O TOEFL ITP?

28/05/2019| Isabela

Você sabe o que é TOELF ITP? Não? Já ouviu ao menos falar? Também não? Então deixa que eu te explico tudo aqui e ainda te dou dicas de como se preparar para tal.

O que é TOELF ITP?

O TOELF é um exame de proficiência em língua inglesa, ou seja, ele vai testar seus conhecimentos em inglês. Obtendo resultados satisfatórios, o(a) candidato(a) pode ser aceito em várias universidades pelo mundo e pode participar de programas de intercâmbio. O teste também é indicado para quem quer simplesmente monitorar seu desenvolvimento na língua.

Como é feita a prova?

Algumas instituições de ensino da língua inglesa aplicam a prova (o CCAA é uma delas), que é dividida em três partes: listening, structure and reading comprehension. Vamos entender cada uma delas um pouco mais: as três são de múltipla escolha e o candidato tem tempo determinado para fazê-las. No listening (a parte de compreensão auditiva), o(a) candidato(a) irá ouvir alguns áudios, ler as opções de respostas e marcar na answer sheet (folha de resposta, como no Enem) a opção que achar correta. Na parte de structure (ou compreensão gramatical), o(a) candidato(a) se depara com algumas questões relacionadas à parte estrutural da língua, como pontos gramaticais e identificação de erros. A terceira parte traz textos com questões relacionadas a eles que testam compreensão, conclusão e vocabulário.

Preparando-se para tantas questões

E aí? Achou a prova um pouco “complicada”, digamos assim? Ou o fato de ter tempo para responder te colocou um pouco de pressão? Calma! Vou te ajudar a solucionar esses probleminhas…

No CCAA, o aluno já tem uma ideia de como é o TOELF desde a sua primeira prova, pois a instituição segue o mesmo modelo do teste. E claro, são oferecidos vários exercícios ao longo do curso que preparam os alunos para o teste, e o aluno pode contar também com o auxílio dos professores no desenvolvimento da percepção gramatical, interpretação de textos etc.

Como lidar com o nervosismo?

Aí você estudou no CCAA, teve um ótimo preparo para o teste, fez inúmeros exercícios que te ajudaram a melhorar sua interpretação de texto, tirou dúvidas com seu professor e ainda assim tá nervoso(a) para o teste, porque daquela nota depende sua tão sonhada vaga em um curso no exterior. E agora, José? O que fazer?

Vou te dar uma ótima dica que vai te ajudar a relaxar e continuar estudando ao mesmo tempo. Você deve estar se perguntando: “Tem jeito de se divertir/relaxar e estudar ao mesmo tempo?” Tem sim! Assista a séries, filmes, escute música em inglês… Você treina seu listening, fica atento à gramática e ainda se diverte com seus personagens ou cantores preferidos.

Agora você está pronto(a) para o TOEFL. I’m sure your result will be awesome! Gostou desse conteúdo? Comenta aqui embaixo e compartilhe com seus amigos. Aproveite e acompanhe o CCAA Divinópolis no Instagram e Facebook.

 

Professora de inglês fruto do CCAA e cozinheira nas horas vagas.

Artigos relacionados

O mês de agosto foi lotado de atividades!!
13/09/2019| CCAA Divinópolis
VOLTA ÀS AULAS SEGUNDO SEMESTRE DE 2019
06/08/2019| CCAA Divinópolis

Comentários