poder da gratidão

VOCÊ CONHECE O PODER DA GRATIDÃO?

04/12/2018| Marcela

Como você percebe o poder da gratidão? Ontem eu estava deitada na cama com as minhas filhas Lavínia e Milla antes de dormir e tínhamos um convidado especial em casa, meu afilhado Matheus que ia dormir conosco.

Já temos esse hábito de fazer orações espontâneas antes de dormir, em que cada um agradece algo que tenha acontecido durante o dia. E sabe o que me deixa muito sensibilizada? O quanto as crianças têm o poder de perceber as pequenas coisas do nosso dia a dia.

Ao fazer sua oração, a Milla (de apenas 3 anos) agradeceu a comida gostosa que nossa ajudante faz, a escola e os amiguinhos, o quartinho de brinquedo novo que é muito diferente e legal porque tem uma casinha e ao priminho que ela queria que morasse para sempre na nossa casa!

Percebem isso? A sensibilidade, o olhar diante do mundo, o cuidado e o sentimento de gratidão!!! Muitas vezes me pergunto em que momento nós, adultos, perdemos essa autenticidade e leveza em relação ao mundo.

E acredito que uma forma de recomeçar essa prática é questionando os nossos padrões de pensamento, as nossas crenças limitantes para evitar que elas se tornem verdades absolutas para nós. Na essência, nós somos luz, somos força!

E quando tomamos consciência disso, estamos preparados para ir além, para nos abrirmos às possibilidades e romper com os padrões existentes que muitas vezes nos aprisionam e nos impedem de evoluir.

O sentimento de gratidão auxilia na redução de estresse, no aumento da nossa autoestima, além de mudar o nosso foco da falta, da tristeza, da ansiedade, para sentimentos de valorização, alegria e satisfação.

Sei que essa não é uma atividade fácil, pois o nosso ego está sempre focado na insatisfação, naquilo que nos faz sentir incompletos, mas podemos começar a mudar isso!

Para que possamos realmente praticar e sermos beneficiados pelo poder da gratidão, devemos ser gratos pelas pequenas coisas, as corriqueiras, as que escapam do nosso olhar. Um caminho possível é começar a ressignificar algumas questões:

  • Somos os responsáveis por tudo que acontece com a gente! Assim, somos os únicos capazes de realmente promover uma mudança verdadeira que começa internamente, dentro de nós mesmos, nos nossos pensamentos e crenças a respeito do mundo e das pessoas!
  • Não podemos controlar o comportamento do outro, mas podemos controlar como reagimos a ele. Quando nos sentimos incomodados com as atitudes do outro, na verdade, precisamos entender o que nesse “outro” fala de nós mesmos!
  • Na dúvida diante de qualquer situação, coloca um pouquinho de amor e empatia! Não tem erro! Mas, cuidado! Para realmente nos colocarmos no lugar do outro com amor e gentileza, precisamos compreender a situação sob outra perspectiva, despindo das nossas ideias preconcebidas.
  • Diariamente temos a oportunidade de fazer escolhas: a felicidade, por exemplo, é uma escolha e não um resultado. E para nos sentirmos felizes, não dependemos de grandes mudanças na nossa vida e sim da nossa escolha de ver um pontinho feliz em tudo que nos acomete! Esse poder está em nossas mãos.
  • Toda vez que um pensamento negativo surgir, tente substituí-lo por um pensamento positivo que desperte sentimentos de paz interior, leveza e gratidão! Assim, vamos mudando essas crenças enraizadas que nos fazem sempre focar no negativo.

Expresse sua gratidão hoje

Pessoas que têm o hábito de agradecer sentem mais satisfação e alegria com detalhes do cotidiano, uma vez que são capazes de colocar seu foco nos acontecimentos positivos do dia a dia.

Quando o indivíduo possui a capacidade de se sentir grato pelas coisas que acontecem em sua vida, ele deixa de condicionar sua felicidade e bem-estar a acontecimentos específicos, passando a ter expectativas saudáveis a respeito da vida como um todo.

E aproveitando que acabamos de vivenciar o Thanksgiving e o fim do ano já está batendo na porta, acredito que é um bom momento para repensarmos nossas crenças e começarmos um processo reflexivo de gratidão e alegria!

Agradecer por estarmos vivos, pela nossa família, amigos, trabalho, pelo nosso lar e também pelo amor, pela fé, pela oportunidade que a vida nos oferece de aprender a cada dia, pelo sol que nos ilumina, pelas flores que deixam nossos dias mais bonitos, pelo sorriso, pelos encontros…

Aproveite cada momento para entrar em contato com os sentidos, comer mais devagar, sentir o sabor dos alimentos, perceber os cheiros ao redor, apreciar o ambiente e tomar mais consciência de tudo que está no nosso entorno, agradecendo o prazer de todas essas sensações!

Então, quero te fazer um convite: aproveite o dia de hoje para expressar sua gratidão a alguém especial, de maneira direta, seja por telefone, mensagem ou pessoalmente. Sugiro que essa primeira pessoa seja seu filho ou, para quem ainda não é pai/mãe, que seja seus pais!

Olhe bem nos olhos dessa pessoa e agradeça por ela participar da sua vida, pelo jeito único dela ser e pela transformação maravilhosa que ele produziu em sua história! As outras pessoas você pode escolher! Expresse sua gratidão para quantas pessoas quiser e deixe-as saber que fazem diferença na sua vida!

Visite minha página no instagram @psicologa_marcela_linhares e conheça mais sobre o meu trabalho! Aproveite e leia os conteúdos do Blog CCAA!

Casada, mãe da Lavínia e da Milla, 3ª filha de uma família de 3 irmãos. Natural de Ponte Nova e residente há um tempo em Divinópolis. Graduada em Psicologia pela UFMG. Psicóloga atuante na área de psicologia infantil e familiar, apoiando as mães e pais no processo de autoconhecimento e vivência de uma maternidade mais leve, prazerosa e conectada com as crianças. MBA em Liderança e Gestão de Pessoas. Atuação na área de Gestão de Pessoas há 14 anos.

Comentários