saint patricks

ST. PATRICK’S DAY: VOCÊ CONHECE A FESTA DE SÃO PATRÍCIO?

11/03/2019| CCAA Divinópolis

O St. Patrick’s Day, celebrado no dia 17 de março, é uma das maiores festividades dos países de língua inglesa. Essa data representa uma importante tradição irlandesa e seus símbolos são bem famosos (a cor verde, o trevo, o Leprechaun…), mas sua origem ainda é pouco conhecida.

Então que tal embarcar em uma descoberta cultural a respeito dessa festa e compreender como ela se tornou uma das maiores tradições do país?

Origem da comemoração

A história de São Patrício marcou a cultura irlandesa e, em sua memória, foi estabelecido o dia 17 de março como feriado nacional (data da morte do padroeiro).

São Patrício nasceu na atual Grã- Bretanha e se tornou um missionário depois de ser capturado e escravizado, aos 16 anos, por piratas irlandeses da época. Após conseguir escapar, ele teria iniciado sua vida religiosa em um mosteiro na França.

Com um perfil diplomata, ele recebeu um convite para se tornar bispo na Irlanda e disseminar o Cristianismo, dando continuidade ao trabalho de São Paládio.

Tendo como missão evangelizar um país predominantemente pagão, São Patrício atuou pelo território da Irlanda carregando consigo a benevolência, humildade e o trevo, que para ele representava a Santíssima Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo.

A festa de St. Patrick’s Day geralmente possui três características marcantes:

  • Utilização do trevo

Reza a lenda que São Patrício pouco a pouco adaptou alguns elementos da cultura dos Celtas (habitantes nativos da Irlanda) à fé cristã, para criar na população sentimentos simpáticos ao Cristianismo.

Por exemplo, você sabia que o uso do trevo (shamrock) como amuleto de “boa sorte” foi uma tradição herdada dos druidas (figuras centrais na cultura celta)? São Patrício supostamente o adotou de forma estratégica como simbologia da Santíssima Trindade para que os pagãos pudessem entender melhor a doutrina cristã.

  • A figura do Leprechaun

Leprechaun, (pronuncia-se “Lép-rê-cáun”), é uma figura mitológica do folclore irlandês. Ele é representado por um homenzinho de barba ruiva que usa roupas verdes, um chapéu com pontas e sapatos de fivela.

De acordo com a lenda, eles são criaturas solitárias que têm medo dos seres humanos, e podem ser encontrados em meio aos trevos ou ao final dos arco-íris. São também guardiões de tesouros e acredita-se que, caso você capture um Leprechaun, você obterá um “pote de ouro”.

No Brasil, o Leprechaun é uma figura conhecida em desenhos animados e é geralmente representado como um duende ou um gnomo.

  • A cor verde

A cor verde é um dos símbolos atribuídos à festa de St. Patrick’s Day por associação às paisagens naturais características da Irlanda, que também é conhecida como a “Ilha Esmeralda” (Emerald Isle) por suas belezas naturais.

A cor está presente também na bandeira do país, o que traz a ideia de patriotismo. Além disso, o trevo de cor verde e a figura do Leprechaun reforçam e incentivam a permanência de seu uso.

Como são as comemorações do St. Patrick’s Day pelo mundo?

As comemorações acontecem entre povos e países de diversas origens culturais e marcam a história de São Patrício pelo mundo de uma maneira curiosa.

Em 2012, a festa chegou a ser registrada pelo Guinness Book como o “Dia Mais Amigável do Ano”, com mais de 360 mil pessoas comemorando em todo o mundo.

Você pode conferir mais recordes sobre a data (texto em inglês, mas é bom que você já treina, né?)

Irlanda

Na capital da Irlanda (que já tem a fama de ser grande consumidora de cerveja), Dublin, é realizada uma comemoração tradicional da festa. A cidade vira um grande parque de diversões, com desfiles, shows, atrações culturais que celebram a história da Irlanda e…  um beliscão naqueles que não saírem às ruas vestidos de verde!

O Dia de São Patrício é feriado nacional por lá, e a cidade fica toda enfeitada com a cor verde. Os pubs, com músicas típicas irlandesas de origem celta e muita cerveja tingida de verde, são ótimas opções para celebrar a festa para quem curte esse tipo de programa.

Estados Unidos

Em Nova York, que também tem São Patrício como padroeiro e tem muitos descendes irlandeses, acontece a maior parada de St. Patrick’s Day do mundo. O edifício Empire State se junta à celebração com um show de luzes verdes que são um espetáculo à parte.

Em Chicago, o rio que corta a cidade é tingido de verde em homenagem a São Patrício. Além disso, em todo o país o verde é usado como decoração em lojas, escolas e espaços públicos, e o dia é comemorado com desfiles, shows com música irlandesa além de programações especiais temáticas em bares e restaurantes.

Brasil

Já no Brasil, as comemorações acontecem por todo o país e geralmente seguem criteriosamente a tradição irlandesa.

O Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, recebe iluminação especial (adivinha que cor?!) para homenagear São Patrício.

Neste ano, já estão disponíveis inúmeras programações para festejar a data aqui no Brasil, ou seja, você não precisa ir longe para vivenciar essa experiência.

Há quem diga que a festa de São Patrício é o carnaval irlandês, devido às características similares ao nosso carnaval. As pessoas saem às ruas vestidas de verde, consomem a green beer (cerveja verde) e, muitas delas se fantasiam de Leprechaun.

CCAA e o St. Patrick’s Day

No dia 17 de março, o CCAA participou do St. Patrick’s Day aqui em Divinópolis. O local de realização do evento foi no Hicks Biergarten, e teve programação pro dia todo! Houveram comidas e músicas típicas, brincadeiras para os pequenos e chopp verde para os adultos.

Confira as imagens:

 

Além disso, o tema do Sleepover (Festa do Pijama) também será o St. Patrick’s Day, portanto, a escola será decorada com os elementos da festa. O evento será realizado no dia 23 de março, no próprio CCAA, e contará com uma programação especialmente pensada para divertir as crianças, possibilitando a inserção ao universo cultural irlandês.

Acompanhe o Instagram, Facebook e YouTube do CCAA Divinópolis e não deixe de acessar nossas publicações no blog!

A escola de idiomas CCAA foi uma das pioneiras na cidade e, desde de 2004, está sob direção de uma família que aprendeu com sua matriarca o “espírito americano”. Como reconhecimento do próprio franqueador, estamos entre as 5 (cinco) melhores franquias do CCAA no Brasil. A unidade Divinópolis oferece um amplo espaço de recreação, ambiente especialmente decorado com a temática norte-americana, proporcionando aos alunos a incrível sensação de pertencimento e adaptação à cultura estrangeira. Para saber mais sobre a metodologia, conhecer a unidade e até mesmo agendar uma visita acesse nossas redes sociais no Instagram e Facebook, ou entre em contato pelo telefone (37) 3221-0191. Venha aprender um novo idioma e não espere mais para começar a estudar inglês, a hora certa é agora.

Artigos relacionados

VOLTA ÀS AULAS SEGUNDO SEMESTRE DE 2019
06/08/2019| CCAA Divinópolis
International Food CCAA 2019
12/06/2019| CCAA Divinópolis

Comentários