DIVINÓPOLIS

VAI SER MAMÃE? SAIBA O QUE É O PRÉ-NATAL ODONTOLÓGICO

Você deve estar se perguntando: “como assim pré-natal odontológico?

Muitas mamães nunca ouviram falar sobre esse assunto de extrema importância para a saúde do bebezinho que está se formando.

Na gravidez, o organismo da gestante passa por uma grande variação hormonal – o que promove uma série alterações importantes relacionadas à cavidade bucal. Entre elas, está a facilidade de desenvolvimento de gengivite, a hipossalivação e os enjoos matinais, que dificultam a higiene bucal.

Essas alterações podem aumentar a incidência de cárie e desenvolver doença periodontal. Entretanto, ao tomar os devidos cuidados, pode-se evitar e ter controle sobre isso.

Como lidar com as mudanças na gestação?

O estômago também sofre mudanças durante esse período. Ele acaba sendo comprimido pelo útero que está aumentado, e passa a ter sua capacidade diminuída. Assim, a gestante adapta sua rotina alimentar, e pode passar a ingerir pequenas quantidades de alimentos diversas vezes ao dia.

Entretanto, nem sempre o número de escovação acompanha esse aumento de refeições. Algumas gestantes costumam dizer que as náuseas são as principais culpadas, já que o enjoo aumenta na hora de escovar os dentes. Difícil, não é? Mas a escovação correta, passar o fio dental e o creme dental com flúor são super importantes.

Bons hábitos de higiene bucal e uma alimentação saudável também são pontos de partida para uma gestação segura. Reduzir o consumo de açúcar é o ideal. Vale ressaltar que a gestação não é a causa direta de problemas bucais. Contudo, as alterações hormonais que ocorrem neste período podem favorecer condições pré-existentes e gerar desconfortos à mulher.

Então, durante o pré-natal odontológico é o momento que o dentista observa o estado de saúde bucal da gestante para evitar o agravamento de problemas já instalados e para prevenção de outras doenças bucais, visando contribuir para a saúde da gestante e do seu bebê.

O trabalho do dentista é prevenir ou tratar as doenças orais da gestante e esclarecer as dúvidas das futuras mamães, como aleitamento materno, hábitos e higiene oral.

Vale ressaltar que problemas periodontais em gestantes podem levar ao nascimento de bebê prematuro ou de baixo peso.

Agora que você já sabe de tudo isso, lembre-se que o ideal é fazer uma avaliação odontológica preventiva antes de engravidar, quando possível.

Qual o período durante a gestação é o ideal para o tratamento odontológico?

O período ideal é no segundo trimestre de gestação. Nessa fase, os enjoos já acabaram e a mamãe está mais disposta, mas, ainda assim, tudo isso pode ser tratado com segurança em qualquer fase da gestação.

Sobre anestesia e medicamentos na gestação

Na maior parte dos casos, radiografias, anestésicos dentais, medicação contra a dor e antibióticos (especialmente a tetraciclina) não são receitados durante o primeiro trimestre da gravidez, a não ser que sejam absolutamente necessários. Em caso de dúvidas em ministrar algum medicamento para a paciente gestante, entre em contato com o médico responsável.

Espero ter ajudado vocês. Gostou de saber disso? Mande para as futuras mamães que você conhece e acompanhe também o InstagramFacebookYouTube do CCAA Divinópolis. Não deixe de acessar nossas publicações no blog!

Um abraço,

Tia Karla