Valentine's Day

VALENTINE’S DAY, O DIA DOS NAMORADOS AMERICANO

11/02/2019| CCAA Divinópolis

Dia 14 de fevereiro, é comemorado nos Estados Unidos e em diversos países do mundo, o dia de São Valentim, popularizado como Valentine’s Day, o dia dos namorados americano.

Você sabe a diferença entre o Valentine’s Day e o Dia dos Namorados no Brasil? Além das datas distintas: 14 de fevereiro nos EUA e 12 de junho no Brasil, os registros demarcam uma história um tanto quanto curiosa acerca do tema.

Para iniciarmos mais uma descoberta sobre a cultura norte-americana, vamos embarcar na história do nomeado “Dia dos Namorados Americano”, que tem origem após relatos das vivências do Bispo Valentim na Roma Antiga em (270 a.C).

Qual a história por trás do Valentine’s Day?

O século III foi um período de extrema instabilidade no Império Romano, tendo em vista o constante envolvimento em guerras e batalhas vivenciadas na época.

O Imperador Cláudio II, ao perceber o desfalque de soldados alistados para as batalhas, teve como hipótese, a constatação que os guerrilheiros estariam desistindo gradualmente de ir a campo devido à insegurança emocional de perderem suas respectivas famílias.

Ao concluir o pressuposto, o Imperador decretou, a partir de então, a proibição da união estável no período de guerra.

No entanto, um bispo reconhecido como Valentim, ao tomar conhecimento da recente deliberação imperial, se posicionou completamente contrário ao que fora decidido e permaneceu, ainda, realizando as cerimônias conjugais. Entretanto, quando suas ações foram socialmente divulgadas, o bispo imediatamente foi preso e condenado à morte.

No período que estava enclausurado, diversas pessoas, inconformadas com o recente ato de injustiça social cometido, passaram a visitá-lo na prisão. Por isso, era costumeiro que ele fosse presenteado e cortejado por flores e bilhetes de pessoas que ainda acreditavam no amor.

Constam nos escritos que, também durante o período de sua prisão, Valentim teria se apaixonado por uma das filhas dos carcereiros que ali frequentavam e, que antes de seu extermínio, ele teria enviado uma carta para a amada na qual lia-se: “from your Valentine” (de seu Valentim).

A partir disso, foi determinado que no dia 14 de fevereiro – data da morte do bispo Valentim –, seria celebrado o Dia dos Namorados. Considerando que, ser um “Valentine” de alguém, necessariamente envolve a existência de um laço afetivo com a pessoa em questão.

Em diversos países europeus, principalmente a Inglaterra, tendo em vista sua relação direta com a colonização dos Estados Unidos, a tradição de celebrar o Dia de São Valentim permanece até os dias atuais.

Já no Brasil, a data é comemorada no dia 12 de junho, na véspera de Santo Antônio conhecido aqui como o “santo casamenteiro”.

A data foi definida em 1948 após a rede de lojas Clipper ter observado que o mês de junho não atendia às demandas de venda do comércio. Por isso, a rede teria contratado o publicitário João Dória e definido a data comemorativa.

Por sua vez, a data passou a ser vista como sinônimo de consumo, incentivando os casais às trocas de presentes e cartões românticos.

Como são as comemorações nos EUA

Nos Estados Unidos as comemorações do dia 14 de fevereiro transpassam apenas ao contexto dos casais apaixonados.

As crianças distribuem cartões e doces para seus colegas de classe, os jovens organizam bailes e outras festividades, os adultos também vivenciam a celebração através da troca de presentes entre amigos e seus respectivos parceiros afetivos.

Além disso, pais e filhos, irmãos e avós também utilizam a data para demonstrarem o amor que sentem um pelo outro.

O Dia dos Namorados Americano acaba exercendo também importante influência nos índices de vendas do mercado, tendo em vista o faturamento bilionário alcançado anualmente para a economia dos EUA. Dentre os itens principais e mais comprados, estão no topo o tradicional cartão de São Valentim, chocolates e flores.

Faça um Valentine’s Card para alguém especial

Que tal escolher alguém especial e fazer você mesmo um Valentine’s Card? Fiz uma busca no YouTube e encontrei duas opções bem fofas e super fáceis para você fazer, tá certo?!

É tão legal receber presentes que você sabe que a pessoa dedicou um tempo para pensar em você e escrever algo que te toca, agora imagina retribuir esse presente?! Demais, não é mesmo?!

Esse vídeo está sem legenda, bom que você já treina seu inglês, mas é bem tranquilo de ver como ela faz e é só repetir o passo a passo:

Já esse é bem simples e a dica que dou é pra você deixar sua criatividade aflorar e pensar no quanto a pessoa que vai receber seu cartão é especial para você. Comece com a sua família e amigos! E me conta como foi lá nos comentários.

10 filmes e séries para entrar no clima do Valentine’s Day

Filmes Valentines Day

Agora que já sabemos que no Valentine’s Day comemora-se todas as formas de amor, segue essa lista de 10 filmes e séries especialmente selecionados para você celebrar seu 14 de fevereiro diretamente do Brasil:

  1. To All the Boys I’ve Loved Before (Para todos os garotos que já amei) – ano: 2018 | Direção: Susan Johnson 
  2. Love, Simon (Com amor, Simon) – ano: 2018 | Direção: Greg Berlanti
  3. Okja (Okja) – ano: 2017 | Direção: Bong Joon-ho
  4. Grace and Frankie (Grace e Frankie) – ano: 2015 | Direção: Tate Taylor e Scott Winant
  5. Frozen (Frozen: Uma aventura congelante)  – ano: 2013 | Direção: Chris Buck e Jennifer Lee 
  6. The Perks of Being a Wallflower (As vantagens de ser invisível) – ano: 2012 | Direção: Stephen Chbosky
  7. The Fault in Our Stars (A culpa é das estrelas) – ano: 2014 | Direção: Josh Boone
  8. The Curious Case Of Benjamin Button (O curioso caso de Benjamin Button) – ano: 2008 | Direção: David Fincher 
  9. Monsters, Inc. (Monstros S.A.) – ano: 2001 | Direção: Pete Docter 
  10. Deads Poets Society (Sociedade dos Poetas Mortos) – ano: 1989 | Direção: Peter Weir 

O Valentine’s Day, portanto, é o dia oficial de celebrar o amor! Conhecer a cultura americana é um importante instrumento para sua formação.

Quer saber mais curiosidades da cultura americana e suas datas comemorativas? Deixe um comentário que vou produzir um conteúdo especial para você!

Acompanhe o Instagram, Facebook e YouTube do CCAA Divinópolis. Além disso, continue acompanhando nossas publicações no blog pois estamos preparando muitos conteúdos!

A escola de idiomas CCAA foi uma das pioneiras na cidade e, desde de 2004, está sob direção de uma família que aprendeu com sua matriarca o “espírito americano”. Como reconhecimento do próprio franqueador, estamos entre as 5 (cinco) melhores franquias do CCAA no Brasil. A unidade Divinópolis oferece um amplo espaço de recreação, ambiente especialmente decorado com a temática norte-americana, proporcionando aos alunos a incrível sensação de pertencimento e adaptação à cultura estrangeira. Para saber mais sobre a metodologia, conhecer a unidade e até mesmo agendar uma visita acesse nossas redes sociais no Instagram e Facebook, ou entre em contato pelo telefone (37) 3221-0191. Venha aprender um novo idioma e não espere mais para começar a estudar inglês, a hora certa é agora.

Artigos relacionados

International Food CCAA 2019
12/06/2019| CCAA Divinópolis

Comentários