seu filho quer aprender Inglês

POR QUE VOCÊ ACHA QUE SEU FILHO QUER APRENDER INGLÊS?

18/02/2019| Luna

Já parou para pensar por que seu filho quer aprender Inglês? É porque você entende os benefícios da Língua Inglesa na formação dele e quer que ele aprenda de qualquer maneira ou ele realmente gosta e segue um pouco a onda dos colegas na escola?

Independente do motivo, sabemos que hoje a Língua Inglesa exerce grande influência em nossas vidas.

Está presente em filmes, séries, músicas, jogos, textos científicos, entre outros. O Inglês se tornou um pré-requisito para aqueles que buscam uma boa colocação no mercado de trabalho e destreza nos momentos de entretenimento onde a língua é (muito!) utilizada como forma de comunicação.

Dessa forma, para que você, seu filho, sua filha ou qualquer outra pessoa tenha um bom êxito no aprendizado da língua, é de extrema importância saber significá-la.

Isso quer dizer que as perguntas “por que eu quero aprender Inglês?” ou “por que eu quero que o outro aprenda Inglês?” podem ser muito úteis para que cada pessoa relacione o aprendizado da língua a algo que goste.

Se a criança já é apaixonada pela língua fica mais fácil

No caso dos pais de crianças, relacionar o aprendizado do idioma a algo que o filho se interesse é o primeiro passo. Assim, o aprendizado irá acontecer de forma natural e fluida, sem que o Inglês represente um peso na vida daqueles que querem ter domínio da língua.

Então, se você é mãe ou pai de uma criança e quer que ela aprenda Inglês, é interessante que desde bem novinha, ela receba estímulos na Língua Inglesa através de músicas, filmes e desenhos infantis, por exemplo.

É bem provável que a criança crie um bom relacionamento com a língua desde cedo, já que as músicas, desenhos, etc, representam algo especial para ela.

No CCAA Divinópolis valorizamos muito as brincadeiras e jogos como forma de aprendizado para que a linguagem e as trocas sociais sejam estimuladas e desenvolvidas.

No caso dos adolescentes, pode ser que a motivação se dê pelo interesse em fazer um intercâmbio, ou em entender as letras das músicas em Inglês e o que está sendo falado nos filmes sem a necessidade das legendas.

Para os adultos, pode ser que o idioma represente, além de tudo que já foi dito, uma boa colocação no mercado de trabalho e ampliação de novos horizontes, como a possibilidade de desenvolver um mestrado ou um doutorado.

Tornar o aprendizado do inglês uma obrigação não é o caminho

Se seu filho já conseguiu significar o Inglês e já demonstra interesse pelo idioma, ótimo! Caso ainda não faça sentido para ele, é melhor não forçar a barra para que a língua não se torne mais uma obrigação. Tente seguir nossa sugestão e o ajude a significar a língua e identificar onde o Inglês pode representar algo especial, que alimente com frequência sua vontade de estudar o idioma.

Vou te passar 3 dicas que vão te auxiliar nesse processo.

Dica 01: Incentive seu filho a assistir filmes e séries em Inglês

Friends Série

Assistir filmes e séries é um dos programas de lazer favorito da galera. A nossa dica é a série “Friends”, que se passa nos Estados Unidos e conta com um roteiro leve e super engraçado! Além de boas gargalhadas, você terá a oportunidade de conhecer expressões idiomáticas e gírias da cultura americana. O legal da série é que dá pra assistir com a família toda, já que não tem censura.

Se for iniciante nos estudos da Língua Inglesa, comece assistindo com áudio original e legenda em Português. Com dedicação e disciplina nos estudos, em pouco tempo já será possível assistir e aproveitar a série com legenda em Inglês, até que nem ela seja mais necessária.

Dica 02: Para os baixinhos, um desenho pra lá de interessante

Você e seus filhos já devem conhecer o “Show da Luna”, série de animação criada por brasileiros que já chegou em 74 países!

Mas, será que já apresentou o desenho em Inglês para os pequenos? Se não, que tal apresentar a eles a curiosa personagem Luna, seus amigos e suas pesquisas e descobertas científicas? Como já falamos por aqui, é legal que a criança relacione o idioma a algo que goste.

Este episódio aqui tem áudio e legenda em inglês: 

Como as crianças de até 5 anos ainda não tem domínio da forma escrita (para o caso da legenda do desenho ser em Português), o que eles vão fazer é relacionar as imagens com as falas, o que é super positivo para o aprendizado por causar menos interferência.

Dica 03: Explore o mundo e o Inglês nas viagens para o exterior

Viajar e conhecer o vasto mundo em que vivemos é uma maravilha! Saber se comunicar nos quatro cantos do planeta também é. Se tiver a oportunidade de fazer uma viagem em família, seja para os Estados Unidos, seja para outro país, explore a Língua Inglesa coloque em prática o que estudou, ouse, seja curioso!

É muito importante que você incentive e encoraje seu filho a usar o Inglês para se comunicar. Mostre a ele a incrível oportunidade de praticar o idioma e se joguem!

Para mais dicas de viagem você pode ler os artigos do Teacher Bruno Torres, turismólogo e professor do CCAA há 11 anos.

Saber como a escola e sua metodologia funcionam é fundamental

Em todos os casos, é muito importante conhecer a escola de inglês antes de fazer a matrícula. Verifique se, assim como no CCAA, existe a possibilidade de aulas experimentais para que se possa conhecer a metodologia e visitas para conhecer o espaço físico e o material que seu filho irá utilizar. A forma como você apresenta a ele a possibilidade de aprender Inglês pode ser decisiva!

Já sabe como fazer seu filho gostar mais de inglês? Comente o que achou deste conteúdo e envie sua dúvida!

Acompanhe o Instagram, Facebook e YouTube do CCAA Divinópolis e nossas publicações no blog, estamos preparando muitos conteúdos especiais para você!

Professora de Inglês e ex-aluna do CCAA apaixonada pela metodologia e também graduanda em Letras pela UEMG Divinópolis.

 

Artigos relacionados

International Food CCAA 2019
12/06/2019| CCAA Divinópolis

Comentários